Busca no Site

Interativos

Receba nossas novidades



Receber em HTML?

Enquete

Pessoas divorciadas devem ter acesso à Eucaristia?
 

Compartilhe este site

Faça um pedido de oração





  
Informe o código de segurança para confirmar:
 

A Faculdade de Teologia da UCP entrou no mundo virtual e disponibiliza cursos em e-learning PDF Imprimir E-mail
Escrito por Ecclesia   
A escola virtual aproxima alunos e professores na aprendizagem à distância com propostas de formação em Catequese, Turismo e Património Religioso e Doutrina Social da Igreja.

A formação em Síntese Catequética Avançada tem como principal objectivo fornecer uma síntese espiritual e doutrinal da fé cristã através de um percurso guiado pelo Catecismo da Igreja Católica.

A UCP pretende com este curso fazer um enquadramento da catequese, de forma a transmitir um sentido do desenvolvimento teológico das doutrinas e do contexto histórico e eclesial da sua formulação. O curso vai compreender o estudo da Bíblia, através da análise de partes, dos modos de interpretação e dos marcos históricos.

A organização pretende assim proporcionar uma formação mais sólida com vista a facilitar uma melhor corresponsabilização e cooperação na missão e tarefas das paróquias, movimentos, organismos e grupos eclesiais. O curso de Síntese Catequética Avançada destina-se por isso a todas pessoas que ocupem cargos de responsabilidade em comunidades ou movimentos eclesiais - responsáveis da catequese, da liturgia, da acção social, dirigentes de movimentos, candidatos a cursos de Teologia ou Ciências Religiosas.

Esta formação, organizada e parceria entre o Secretariado Nacional da Educação Cristã e a Faculdade de Teologia da UCP, poderá também levar o aluno a descobrir os ecos do património doutrinal na arte, na cultura e na apreciação crítica da vida social.

 

Este curso terá o seu início em Outubro de 2008 e vai estender-se até Julho de 2009. No entanto, sujeito a acordo prévio a estabelecer com paróquias e/ou movimentos, o curso poderá estender-se por dois anos, numa modalidade menos intensa.

O e-learning dá a possibilidade de o aluno organizar o seu esquema de trabalho e estudo. No entanto a formação aconselha várias horas de trabalho por semana. As aulas estarão disponíveis durante um período limitado de tempo para os alunos não cederem à tentação de atrasar o estudo. Estão também previstos quatro encontros presenciais ao longo do ano.

Turismo e Património Religioso

Tendo em conta a importância cultural e sócio-económica do Património Religioso de Portugal, a Faculdade de Teologia, em colaboração com o Instituto de Ensino e Formação a Distância da UCP, propõe um programa de formação avançada que visa compreender e explorar, de forma inovadora, as diferentes dimensões e concretizações dessa memória cultural.

Desde a arquitectura, às artes plásticas, ao património museológico, mas também proporcionando uma incursão pelas tradições, ritualidades e outras práticas, que caracterizam tanto as grandes religiões históricas como as religiosidades tradicionais características das identidades locais.

Procurando articular investigação e formação profissional, o programa de estudos para o curso responde aos desafios actuais de qualificação dos recursos humanos. Áreas como a educação, a comunicação social, a animação cultural, o desenvolvimento local, o turismo, entre outras actividades profissionais ligadas ao património e à sua transmissão, estão no centro dos destinatários desta proposta.

 

Doutrina Social da Igreja

Depois da realização do primeiro curso, a UCP prepara-se para abrir novas vagas para a formação em Doutrina Social da Igreja.

A Cáritas Portuguesa volta a ser parceira da Faculdade de Teologia, possibilitando a todos os que ocupam, ou se destinam a cargos de responsabilidade em comunidades ou movimentos eclesiais, essencialmente responsáveis pela acção social, aprofundar conhecimentos sobre as propostas sociais da Igreja.

Pretende-se com esta formação dotar o aluno de uma síntese pessoal do Cristianismo que veja na responsabilidade social uma referência incontornável da espiritualidade cristã. Este conhecimento visa identificar os grandes princípios e marcos históricos da Doutrina Social da Igreja e compreender o contributo prestado pela reflexão social da Igreja, numa ou mais épocas da história, para a resolução de desafios no campo da justiça e da paz.

A formação visa dotar o aluno de bases académicas necessárias para uma maior corresponsabilização na missão da Igreja no campo da intervenção social.

Mais informações em http://www.ucp.pt/site/resources/documents/FT/EscolaVirtual/ucp_netforma.html