Busca no Site

Interativos

Receba nossas novidades



Receber em HTML?

Enquete

Pessoas divorciadas devem ter acesso à Eucaristia?
 

Compartilhe este site

Faça um pedido de oração





  
Informe o código de segurança para confirmar:
 

Bento XVI voltou ao Vaticano PDF Imprimir E-mail
Escrito por RV   

Bento XVI regressou ao Vaticano tendo chegado ao heliporto da cidade-estado pouco depois das 16.45h, proveniente de Castelgandolfo. Um grande número de fiéis estava presente na Praça São Pedro desejosos de saudá-lo e de onde puderam testemunhar a chegada do helicóptero.

O Bispo emérito de Roma foi recebido pelo Secretário de Estado Tarcisio Bertone, pelo Presidente do Governatorado, Cardeal Giuseppe Bertello e pelo decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano. Também estavam presentes o Substituto da Secretaria de Estado, Arcebispo Angelo Becciu, o Sub-secretário de Assuntos Exteriores, Arcebispo Dominique Mamberti e o Secretário do Governatorado Arcebispo Giuseppe Sciacca.


Do heliporto vaticano Bento XVI seguiu de automóvel até ao Mosteiro Mater Ecclesiae, onde foi recebido com grande e fraterna cordialidade pelo Papa Francisco que o aguardava. Juntos, foram à capela do Mosteiro para um momento de oração. Esta foi a segunda vez que se encontraram pessoalmente, desde a eleição de Papa Francisco. Em 23 de março passado o Papa Francisco foi até Castel Gandolfo para se encontrar com Bento XVI. Em numerosas ocasiões falaram-se ao telefone.


Bento XVI ficará, assim, instalado no mosteiro acompanhado da ‘família pontifícia”, formada pelo seu Secretário particular e atual Prefeito da Casa Pontifícia, Arcebispo Georg Ganswein, as 4 leigas consagradas do Instituto “Memores Domini”, além de um diácono belga. Um quarto está reservado para o seu irmão Georg, também sacerdote, de 89 anos, que vive na Alemanha. A 11 de fevereiro o Papa Bento XVI renunciou ao seu pontificado. Recordemos as suas palavras…


Na altura anunciou que passaria a servir a Igreja através da oração e assim o fará. Contudo, a sua atitude de humildade e serviço à Igreja não mais será esquecida pois precipitou uma renovação que abriu caminho para uma fase completamente nova na história da Igreja. A começar, desde logo, pela escolha do Conclave e do nome que marcará o novo pontificado…


"E agora eu gostaria de dar a bênção, mas antes… antes peço-vos um favor: antes de o bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que Ele me abençoe: a oração do povo que pede a bênção para o seu bispo. Façamos em silêncio esta oração de vós sobre mim".