Busca no Site

Interativos

Receba nossas novidades



Receber em HTML?

Enquete

Pessoas divorciadas devem ter acesso à Eucaristia?
 

Compartilhe este site

Faça um pedido de oração





  
Informe o código de segurança para confirmar:
 

DEDICAÇÃO DA IGREJA - Texto de 1935 PDF Imprimir E-mail

I-

Celebra-se annualmente o anniversário da consagração ou benção da Igreja, sob o nome de “DEDICAÇÃO DA IGREJA”. Como Salomão, por ordem de Deus, consagrára, solennemente o Templo em Jerusalém, assim a Santa Igreja, com bellas e commoventes cerimônias, dedica e consagra os seus templos, antes de os entregar o culto publico.

Com esta consagração, torna-se sagrado o lugar ou edifício que fica reservado exclusivamente aos actos do culto divino.; usá-los para outros fins, não religiosos, seria uma profanação e até um sacrilégio.

Se já os antigos respeitavam os templos, que erigiam aos seus deuses falsos, quanto mais nós, christãos, devemos tratar respeitosa e santamente os templos e igrejas que são destinados ao culto de Deus e á celebração dos mysterios divinos! “Á casa de Deus, se deve santidade”, afirma o profeta.

Costuma a Igreja consagrar ou benzer solennemente os edifícios destinados ao culto público e assim, imprimir-lhes um caráter de santidade.

Commettendo-se num tal lugar um peccado grave, commette-se um sacrilégio. Derramando-se, criminosamente sangue humano dentro de uma Igreja consagrada ou solennemente benta, ou perpetrando-se nella um homicídio ou empregando-a para uso vil e indecoroso, ficará a Igreja violada, necessitando de reconciliação, sem a qual não se pode celebrar nela acto algum religioso.

Dahi se vê como a igreja vela pela santidade desses lugares destinados ao culto divino. Acompanhemo-la nestes sentimentos.

Entremos na igreja com summo respeito, lembrando-nos sempre, de que, estando nella, estamos em lugar santo.

Respeito, veneração e adoração dominem nosso interior e exterior.

II-

Quem viaja pelo interior, mesmo de trem, vê pequenas capellas com a inscrição: CASA DE ORAÇÃO. São capellas protestantes.

Não podem dizer coisa melhor das suas capellas, do que chamá-las:”Casa de Oração”. Da mesma forma, costuma-se encontrar em algumas famílias, um oratório, num pequeno quarto, reservado para preces, ao qual muito bem poderíamos dar o mesmo nome:”Casa ou sala de oração”.

Mas as nossas igrejas, não possuem outra uncção, outra santidade e têm de facto outra denominação, que só ellas podem usar: “Casa de Deus!”.

Sim, nossas igrejas, são mais que um salão, onde os fiéis se reúnem para rezar, cantar e ouvir sermões ou escutar a leitura do Evangelho. Nossas igrejas são de facto, realmente a habitação de Deus. São a sua morada, seu tabernáculo, sua casa.

Os anjos, avistando uma igreja catholica, dizem: “Ecce tabernaculum Dei cum hominibus!” Eis o tabernáculo de Deus entre os homens!

Em nossa igreja Deus habita em pessoas, Jesus reside nella, não só de passagem, nem somente nas grandes solennidades , mas sempre, dia e noite. Elle está presente com corpo e alma, humanidade e divindade.

A igreja é, de facto, a sua casa, a sua habitação.Os templos catholicos são “Casa de Deus e Porta do Céu”.

Oh! Com quanta satisfação avistamos as nossas igrejas!

Como somos rico, riquíssimos! Deus habita entre nós!!!

Devemos ir á igreja, muito mais alegremente do que os judeus acorriam ao templo. Pois este com toda sua grandeza, arte e riqueza, não possuía um thesouro tão rico como nós. Em nossas igrejas habita Deus em pessoa.

Por isto a minh’alma exulta, quando posso entrar em uma igreja, meu coração palpita de alegria e contentamento, quando me aproximo do altar, pois me aproximo de Deus, que desde a minha juventude me encheu a alma de doçura espiritual. Sim, minh’alma anseia por entrar e se demorar na casa de meu Deus.

 

III- a igreja é o palácio do grande REI, nosso Deus, onde é dada audiência aos fiéis.

Na igreja, recebo a graça das graças, Jesus , na Santa Communhão!

O templo catholico é o theatro das maiores maravilhas da bondade de Deus. È o theatro das mais bellas e mais importantes emoções da minha alma.

Com razão posso cantar: “Bendito seja o santuário,/Em que achei consolação

Meu bom Jesus , o teu sacrário/A paz me trouxe ao coração.

Ó Jesus, a minh’alma exulta quando posso achegar-me a voa, e, receber-vos na Santa Communhão. Será, portanto a minha delícia visitar-vos no Sacrário , adorar-vos na santa Hóstia e abrigar-vos em meu coração

Vendo a vossa igreja, a minh’alma exulta, porque vos sei ahi presente, vendo a vossa igreja, imensos desejos me invadem a alma, desejos de vos receber na santa Communhão. Alimentae e augmentae estes santos desejos, para que eu, attraído pelo vosso amor, corra a hospedar-vos em meu peito.

Jesus, minha vida, consolo em meu pranto

Meu único encanto, magnete ethereal!

Eu quero em teu peito ter doce morada,

Para sempre olvidada do mundo fatal.

 

RESOLUÇÃO: Observar na igreja silencio absoluto e rigoroso respeito. As comunhões desta semana quero offerecer a Jesus em reparação das irreverências commetidas nas igrejas.


JMJ