Busca no Site

Interativos

Receba nossas novidades



Receber em HTML?

Enquete

Você concorda com a condenação da Igreja ao uso de preservativos?
 

Compartilhe este site

Faça um pedido de oração





  
Informe o código de segurança para confirmar:
 

Maria, do Universo é a Rainha PDF Imprimir E-mail

Paróquia São Francisco Xavier - Niterói, Outubro 2003

Encontro de Casais com Cristo -ECC-: “Círculo Felicidade” – Coordenadores:Abel e Lourdinha Passos.

Canto: Maria de Nazaré - Leitura Bíblica: Lc 1 26-38


III- MARIA RAINHA DO UNIVERSO


De nossa Mãe Santíssima recebemos Jesus Cristo, vida e salvação de nossa alma.

Cristo escolheu-a por Mãe, na vida terrena e como supremo testamento deixou-a como nossa Mãe. É nossa intercessora no céu, nela habitam as virtudes.

Seus pais já velhos quando a conceberam, São Joaquim e Santa Ana, eram descendentes de David, família real, porém, modesta.

Deram-lhe o nome de Maria que significa:," “Senhora”, “Estrela do Mar”. Foi concebida sem a culpa original por singular privilégio de Deus. Era conveniente que fosse assim, porque devia ser a Mãe de Jesus e com Ele esmagar a cabeça da serpente infernal. Seu nascimento é celebrado em 8 de setembro. Aos três anos de idade, seus pais a levaram ao Templo para consagrá-la ao Senhor. Lá, com as demais meninas consagradas a Deus, Maria Santíssima estudava as Sagradas Escrituras, aprendia a bordar paramentos sacerdotais, rezava e entoava hinos ao Senhor. São muitos os devotos de Nossa Senhora Menina. Ela é particularmente venerada na Diocese de Milão, na “Catedral de Madonnina”. Fez votos de virgindade e permaneceu no Templo, por mais ou menos, até quatorze anos, ou seja, próximo ao casamento.

Antes de voltar ao Pai, Cristo doutrinou seus apóstolos para que estes continuassem no mundo a própria missão dele e confiou-os aos ternos cuidados de Sua Mãe.

Foi Nossa Senhora que obteve para os Apóstolos abundância dos dons do Espírito Santo. Foi ela quem os lançou, cheios de ardor e zelo à conquista das almas. Ela ajudou a compor os Evangelhos.

De fato, quem senão ela poderia contar os episódios da infância de Jesus?

Maria Santíssima continua sendo Rainha dos Apóstolos de Todos os Tempos. Tem cuidados especiais, com os que Deus chama ao seu apostolado. Não se sabe até quando viveu. Calcula-se doze anos após a Ascensão do Senhor.

Ela morreu de puro amor e os anjos a levaram para o céu, de corpo e alma.

É a Rainha do Universo. Por este motivo, Nossa Senhora goza no céu, uma glória superior a de todos os anjos e santos.

Sua Assunção é celebrada no dia quinze (15) de Agosto.

DOGMAS MARIANOS

Dogma é uma verdade revelada por Deus e definida pela Igreja, que devemos crer sob pena de pecado. Tem seu fundamento na Escritura Sagrada e na tradição que vem dos Apóstolos. Por conseguinte, todo aquele que negar um DOGMA comete pecado mortal.

Os Dogmas Marianos são quatro:

1- A Imaculada Conceição – Nossa Senhora foi concebida sem pecado. É Imaculada desde o primeiro instante da concepção, da conceição.

2- A Maternidade Divina – Nossa Senhora é Mãe de Deus por ser Mãe de Jesus Cristo, Filho de Deus .

3- A Virgindade perpétua – Nossa Senhora foi sempre Virgem, antes, durante e depois do parto.

4- A Assunção Gloriosa – Depois de sua morte foi elevada aos céus em corpo e alma. Esses privilégios constituem as quatro pérolas mais fulgentes do diadema de nossa Senhora. Foram sempre reconhecidos pelos cristãos e solenemente celebrados na Sagrada Liturgia da Igreja.

DIAS SANTOS EM HONRA DE NOSSA SENHORA

A Igreja estabeleceu apenas duas festas de preceito em honra de Nossa Senhora: A Festa da Imaculada,Conceição comemorada em 08 de dezembro e a Festa da Assunção no dia 15 de agosto.

Outras festas celebram os privilégios de Maria.

- A Natividade de Maria em 08 de setembro.

- A Anunciação de Nossa Senhora em 25 de Março,

- A Maternidade Divina em 11 de Novembro

- A Purificação de Maria em 02 de fevereiro

- Nossa Senhora do Rosário em 07 de outubro e muitas outras.

O CULTO A MARIA, A DEUS E AOS ANJOS

À Deus, o culto supremo====== LATRIA.

Aos Anjos e Santos======Servos de Deus ======Veneração ===== DULIA

À VirgemSantíssima, Mãe de Deus e Rainha deTodos os Anjos e Santos, prestamos um culto inferior ao de Deus e Superior ao dos Anjos ===== Suma Veneração ===== HIPERDULIA

AS APARIÇÔES DE MARIA –Nossa Senhora tem aparecido, sobretudo, nos últimos tempos. Ela quer nos aproximar mais de Deus e, sobretudo, converter os pecadores.

NOMES DE MARIA - Nossa Senhora do Bom Parto, pois está sempre presente nesta hora. Ela viajou pelas Nossa senhora da Ajuda, da Saúde, das Dores, da Conceição, da Boa morte, da Boa Hora. Ela quer seus filhos sãos e salvos.Maria tem pena de quem está sozinho, de quem montanhas para Belém, para o Egito: Nossa Senhora da Boa Viagem; Maria está a fim de ajudar seus filhos, o tempo todo: Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro. Maria é ajuda, conselho, amparo: está preso, na desgraça, derrotado: Nossa Senhora da Piedade, do Livramento, das Graças, etc.

O nome de Maria também está ligado aos lugares onde viveu, apareceu, etc...de Nazaré, de Guadalupe, de Fátima, de Lourdes, etc.

Porém, só existe uma Nossa Senhora, que Deus escolheu para ser Sua Mãe e que nós a herdamos.

O CORAÇÂO DE MARIA - São Bernardo nos diz que o Coração de Maria Santíssima é como um quadro onde estão pintados todos os atrozes sofrimentos do Filho. Para conhecê-los, não é preciso fitar a cruz, basta observar o coração da Mãe Dolorosa. Os espinhos que ferem a cabeça de Jesus, insultos, as angústias mortais, o abandono do Pai Celeste, tudo isso está visivelmente esculpido no Coração de Maria Santíssima.

O ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO – Em 1621 Maria apareceu a São Simão, Superior Geral dos Padres Carmelitas e apresentou-lhe um escapulário e fez a seguinte promessa: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, como distintivo da minha Confraria e como prova do privilégio que tive para ti e para todos os filhos do Carmelo. Os que morrerem revestidos dele, não padecerão nas chamas do inferno. É sinal da Salvação. Depois, Nossa Senhora apareceu ao Papa João XXII e prometeu-lhe, que todos os sábados obteria graças especiais do céu para livrar do purgatório, as almas que tivessem usado o escapulário até à morte”. É indulgência sabatina.

O ROSÁRIO

A prática mais agradável a Nossa Senhora é a reza cotidiana do terço (1/3 do Rosário). O terço deve ser acompanhado de Meditação dos Mistérios que nos lembram os principais episódios da vida de Jesus e de sua Mãe. Além disso, os devotos de Maria, dedicaram à Maria o Sábado e dois meses do ano: Maio e Outubro.

O mês de Outubro é tradicionalmente dedicado ao Rosário. Na Carta Apostólica “Rosarium Virginis Mariae, que o Santo Papa dirigiu ao Episcopado, ao clero e aos fiéis, declara que dá início à celebração dos 25 anos de seu Pontificado e proclama que de 16 de outubro de 2002 até 16 de outubro de 2003, fica estabelecido: O ANO DO ROSÀRIO. Diz ele: “O rosário quando descoberto no seu pleno significado, conduz ao âmago da vida cristã, oferecendo uma ordinária e fecunda oportunidade espiritual e pedagógica para o povo de Deus e a nova evangelização.”

O ANO DO ROSÁRIO é um tempo de agradecimentos ao Pai. Uma oportunidade para a recitação do Rosário é a celebração comunitária desse piedoso exercício, nas comunidades, nas paróquias e nos lares (igrejas domésticas), visando o enriquecimento espiritual. O Rosário é uma manifestação de homenagem à Mãe de Deus, envolvendo a meditação dos Mistérios de Cristo.

Em suas aparições ela repete: “Orai, orai muito pela conversão dos pecadores! Fazei penitência!”.

A grande promessa de Nossa Senhora de Fátima, tem por fim aumentar nos fiéis a devoção ao Coração Imaculado de Maria, ultrajado por muitas ofensas e ingratidões. Quer também, aumentar a devoção do Rosário.

Em Lourdes houve a confirmação do Dogma que a Igreja tinha definido, quando ela disse a Bernadete. “Eu sou a Imaculada Conceição”: O Dogma da Imaculada Conceição.

SÓ EXISTE UMA NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS

O Anjo Gabriel deu uma expressão a Maria, acima de todas as outras: “Cheia de Graças” (Lucas 1,28). ORAÇÃO: Ó Deus, que destes o exemplo admirável da Sagrada Família. Dai-nos condições de seguir esse exemplo de união e virtudes. Que o Senhor abençoe a terra onde vivemos e coloque a Virgem Mãe como protetora da humanidade.Amém.

JMJ (Abel e Lourdinha Passos-Niterói/RJ)