Busca no Site

Interativos

Receba nossas novidades



Receber em HTML?

Enquete

Celibato dos Sacerdotes
 

Compartilhe este site

Faça um pedido de oração





  
Informe o código de segurança para confirmar:
 

O que é um Padre? PDF Imprimir E-mail

O padre vive como Jesus na comunidade.

Em nossa família, geralmente o pai ajuda a dar o bem estar da família, sustentando-a, educando-a e providenciando a saúde; enfim, é ele que costuma a se preocupar para que sua família cresça espiritualmente, moralmente, fisicamente e socialmente.

Na comunidade paroquial, cabe ao padre orientar o povo. A função do padre é ouvir, reunir e orientar as famílias, atender os doentes, administrar os sacramentos, transmitir a Palavra (para maior glória de Deus e formação do homem cristão). As três grandes missões do padre são:

  1. Pregar a Palavra.
  2. Celebrar os sacramentos.
  3. Governar o povo de Deus.

O povo encarrega-se pela Palavra de Deus. O sacerdote tem o dever de ensinar o Evangelho ao povo, convidando-o para a conversão e santidade.

O padre administra os sacramentos, em especial a Eucaristia, que é o alimento espiritual do cristão. Pelo Batismo, introduz o homem no rebanho que forma o povo de Deus; pela Penitência (Confissão dos Pecados), reconcilia o pecador com Deus; pela Unção dos Enfermos, procura levar alívio e consolo aos doentes; pela celebração da missa, oferece sacramentalmente o sacrifício de Cristo; pelo Matrimônio, confere a união dos esposos em um lar cristão; pela Confirmação (Crisma), confirma o Batismo.

O padre distribui a Palavra e a Eucaristia, que é o Corpo e o Sangue de Cristo que fortifica o homem no amor e na paz: alimenta-o espiritualmente e pelo seu exemplo nos leva a tornar-nos mais fraternos e mais irmãos.