Busca no Site

Interativos

Receba nossas novidades



Receber em HTML?

Enquete

Celibato dos Sacerdotes
 

Compartilhe este site

Faça um pedido de oração





  
Informe o código de segurança para confirmar:
 

Saiba realmente a data de fundação da Igreja PDF Imprimir E-mail
Escrito por Pe. Alberto Gambarini   

Um bom número de protestantes afirma que a Igreja católica foi fundada em 313, com o Edito de Constantino. Este argumento é facilmente rebatido com os dados da história.

Por ocasião do Edito de Constantino, dando liberdade religiosa, já existia a Igreja estabelecida. Mesmo não sendo reconhecida oficialmente, possuía uma organização em todo o império romano. Em 313, a Igreja do Senhor Jesus, tinha como sucessor de Pedro, o papa Melciades.

Também é importante saber que o Edito de Constantino não se tratou de um ato para favorecer exclusivamente os cristãos, e também não foi uma estratégia política para exercer um domínio sobre a Igreja. Em um dos trechos está escrito: " ...estando claramente de acordo com a tranqüilidade dos nossos tempos que cada um tenha a liberdade de escolher e adorar qualquer divindade que lhe apraza.Isto foi por nós feito a fim de que de modo algum parecesse discriminarmos contra qualquer categoria ou religião."

Recentemente em um site da Internet encontrei a seguinte afirmação, feita por um pastor brasileiro, radicado nos Estados Unidos: catolicismo romano - religião originária da Itália, em torno de 476dC.

Esta afirmação traz um pecado grave contra a verdade, além de demonstrar uma total falta de conhecimento de história:

- em 476dC aconteceu a queda do Império romano do ocidente, com a invasão dos bárbaros. Segundo os historiadores esta foi a data do início da Idade Média.

- Neste ano era papa Simplício (468-483). A pergunta que fica é: como a Igreja católica poderia ser fundada justamente no meio do pontificado de um de seus dirigentes?

- Os documentos históricos vindos desde os primeiros séculos confirmam o nome de cada papa depois de Pedro. Destaco dois documentos importantes:

- Irineu de Lião na obra Contra as heresias, escrita por volta de 180, dá uma lista até aquela época. Neste testemunho do século II entendemos que os primeiros cristãos tinham na sucessão apostólica o modo para saber como diferenciar a Igreja de Cristo de uma seita herética.

- lista das sucessões de São Pedro até Felix 111(526-530), apresentada no Liber Pontificalis, escrito no século VI.

Padre Alberto Gambarini
Trechos do livro Quem fundou sua Igreja?