3.4.2 Os Santos

·       A igreja venera também os outros santos que já estão com o Senhor no céu. São pessoas que serviram a Deus e ao próximo dum modo tão notável, que foram canonizados, isto é, a Igreja declarou-os oficialmente heróicos, e nos exorta a rezarmos a eles, pedindo sua intercessão por todos nós junto a Deus.

·       Não só por causa do seu exemplo veneramos os santos, ainda mais para que a união de toda a  Igreja aumente com o exercício da caridade  fraterna

·       Em Ap 5,9  vemos que  “em comum exultação cantaram os louvores da divina majestade homens de todos os povos, tribos, línguas, remidos no sangue de Cristo”

·        Observe-se que todos os que são de Cristo têm o seu Espírito e estão unidos numa só Igreja e ligados uns aos outros. Por isso é que em algumas Epistolas de Paulo, os fiéis São chamados de santos por que Deus os chamou a serem um povo santo. Com efeito, o próprio Cristo sacrificou-se pela sua santificação e o Espírito Santo os santificou no batismo, passando todos a pertencerem a Deus, sendo seus filhos, sua família, seu povo.

·       Quando rezamos o Credo e dizemos “comunhão dos santos” significa que os santos do céu, os fiéis da terra e as almas do purgatório estão unidos entre si pela fé e caridade em Cristo e formam uma só Igreja.[10]

·       Pelo fato dos habitantes do céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja.  Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe valioso auxílio.[11]


·       Santa Teresinha do Menino Jesus disse certa vez: “Passarei meu céu fazendo bem na terra”.  Já São Domingos quando moribundo confessou a seus irmãos: “Não choreis! Ser-vos-ei mais útil após minha morte e ajudar-vos-ei mais eficazmente do que durante minha vida“.

q     Notas Finais de Esclarecimentos do texto do Capítulo 3



[1] Conforme a constituição dogmática Lumen Gentium, 8

[2] Conforme a constituição dogmática Lumen Gentium , 39

[3] Conforme a constituição dogmática Lumen Gentium , 13

[4] Conforme o Decreto Ad Gentes, 6

[5] Ritos da Igreja Católica que, sem ter os efeitos dos sete sacramentos, são significativos e ligados às atividades salvadoras da Igreja, como as bênçãos de pessoas, objetos e lugares, os funerais, etc.

[6] O mesmo que o encargo.

[7] Catecismo da Igreja Católica 2819

[8] Catecismo da Igreja Católica 2820

[9] Catecismo da Igreja Católica 2821

[10] Conforme a constituição dogmática Lumen Gentium : 3, 49, 50 e 51

[11] Conforme a constituição dogmática Lumen Gentium: 49, 50

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