4.2. OS SACRAMENTOS E O ESPÍRITO SANTO

·       O Espírito Santo  como Pessoa Divina facilita o desenvolvimento  do culto profético.

·       O Espírito Santo  cumpre pois,  um papel salvífico cósmico que antecedente a fundação do novo pacto mediante Jesus Cristo.

·       E o que faz o Espírito Santo:

a)       Ao agir na Epiclese[1] leva a criação a seu futuro;

b)       Dá a história sagrada  de um povo uma transcendência contínuo por meio da Epiclese;

c)       Permite que um Dom do Criador encontre acolhimento;

d)       Operando na Epiclese  o Espírito transforma o conhecimento de Deus em amor para com Ele.  Logo, mediante os sacramentos, o Espírito constitui a Igreja em Unidade, e a envia  em MISSÃO PROFÉTICA.  Então os Sacramentos tem seu fundamento no movimento original ou seja no movimento atuado pelo Pai e orientado por Ele para o Filho glorificado, mas apresenta sua atualização no movimento escatológico, isto é, no movimento iniciado pelo Espírito Transcriador que  dirige a história humana para o retorno do Filho Recriador e para honra e  gloria do Pai Criador.

·       Então, Jesus de Nazaré é o único portador do Espírito Santo para a libertação da humanidade, tendo sido glorificado depois de sua morte, e tornando-se o único mandatário do mesmo Espírito a seus seguidores, para lhes dar uma comunidade unida a Ele e envolvida  EM SUA MISSÃO de conduzir todas as coisas do Pai.

·       Logo a IGREJA – SACRAMENTO DE CRISTO, foi co-instituída pelo FILHO e pelo ESPÍRITO, envolvendo-se em sua MISSÃO.

·       Assim todas as ações do Espírito Santo: palavra, carisma, caridade social, e oração pessoal, encontram seu ponto de convergência nos sacramentos.

·       A seqüência: ESPÍRITO – SÍMBOLOS – COMUNIDADE – MISSÃO – quer mostrar a dinamicidade dos sacramentos como ações Epicléticas desenvolvidas pela Igreja, na unidade do Espírito Santo – como atualização contínua, quer da sua ortodoxia[2], quer de sua ortopraxia,[3] radicadas em Cristo.

·       Leituras  Sugeridas

S/ Mistério

·    Dn 2, 28-29. 47,49

·    Mt 13,35

·    Ap 10,7

·    Ef 1,9 .s. 3,1-9

·    Cl 4,3

·    1Co 2, 7.s.;

·    Cl 1,25-27

·    1Tm 3,16

·    Rm 16,25

Sacramento de Deus

·    Jo 1, 14

·    Fl 2,5

·    Jo 6,46

·    Jo 17,21

·    Jo 10, 30.38.

Igreja = Sac. de Cristo

·    Ef  5, 21-27

Sacramentos

·    Mt 28, 19-20

Sacramentos

·    Mt 26,17-29

·    Mc 14, 12-25

·    Lc 22, 7-20

·    Jo 6, 51-58

·    1 Cor 11, 23-26

·    At 8, 14-17

·    Mt 19, 3-6

·    Ef 5, 22-27

·    2 Tm 1,6;

·    1Tm 3,1 

·    Tt 1, 5

·    Jo 20, 22-23

Sacramentos

·  Mc 6, 13;

·  Lc 9,1;

·  Ti 5,14 ss

¨    Reflexões

1.   Os cristãos hoje  se aproveitam  assídua e conscientemente  dos sacramentos que recebem gratuitamente de Deus?

2.   Como você se aproveita dos sacramentos para a sua vida espiritual?


3.   Qual a sua definição para Sacramento?

4.   Por que Jesus é  o sacramento do Pai?

5.   Explique porque a Igreja é o sacramento de Cristo?

·       Graça: a Vida divina dentro de você

Ø    Com certeza você conhece a distinção entre graça habitual (o estado de graça santificante) e graça atual (auxílio divino concedido para realizar determinados atos). Estes são dois aspectos da vida que você vive, quando possui a própria graça: o Espírito de Deus que é "derramado em nossos corações". (Rm 5, 5). Distingue-se assim,  a graça santificante que nos faz filhos de Deus, e a graça atual que nos auxilia em cada momento para fazermos o bem.

Ø    A graça, em última análise, é a presença em você do Espírito vivo e dinâmico de Deus. Em razão desta presença, você vive uma nova e abundante vida interior, que o faz "participante da natureza divina" (2Pdr 1,4), filho de Deus, irmão e co-herdeiro de Jesus, "o primogênito entre muitos irmãos" (leia a carta de Paulo aos Romanos, cap. 8).

Ø    Como conseqüência da presença do Espírito, você vive e dialoga com Deus dum modo totalmente novo. Você vive uma vida "abençoada" que é santa e realmente agrada a Deus. Sob o influxo do Espírito você vive uma vida de amor que edifica o Corpo de Cristo, a Igreja. Estando "no Espírito" junto com o resto da Igreja, você vive em união com os outros de tal modo que cria um Espírito de amor e de comunhão onde você estiver.

Ø   A graça – a vida divina dentro de você – transforma todo o sentido e a orientação da sua vida. Vivendo na graça, São Paulo declarou: "para mim o viver é Cristo, e morrer é lucro" (Fl 1,21). Finalmente a graça – o dom espontâneo que Deus faz de si mesmo a você – é a vida eterna, vida que já começou. Já agora, enquanto você ainda é um peregrino nesta terra, a graça é "Cristo em você, a esperança da glória" (Col 1,27).

Ø   “Pois de sua plenitude, nos recebemos graça sobre graça” (Jo 1,16).

Ø   “Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10b).

¨    Reflexões

6.   O que você entende por graça?

7.   O que é graça atual e graça santificante?

 

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