5.1.1 ORIGEM ETIMOLÓGICA DA PALAVRA BATISMO

·       Batismo é uma palavra que vem do grego “baptizein” e que significa “mergulhar“.  Em linguagem simbólica,  a pessoa pode estar mergulhada no sofrimento (Lc 12, 49-50). O mergulho na água é símbolo de purificação: ao sair da água, o batizado é outra pessoa.  Mas por que batizar na água?  Segundo a narração dos primórdios do Gênesis, a vida brotou das águas, que o Espírito do Senhor pairava sobre as águas, fecundando-as (Gn 1, 1-2).  Sabemos que foi do fundo dos mares que a vida brotou.

·       Todas as mitologias religiosas são unânimes em valorizar ao máximo a água, como fonte de tudo.  Belos paralelos podem ser feitos aqui: o Espírito Santo fecundou os mares, e o Espírito Santo que veio sobre a Virgem Maria para fecundá-la, e fazer nascer no mundo a vida.  Outro paralelo: o ambiente natural em que passamos nove meses de vida boiando no líquido – útero materno.

·       A água, na vida cotidiana, é indispensável: limpa, mata a sede, produz energia, etc..   Para o povo hebreu, habitante  de desertos, a água, além disso, representa um fator de vida.   Entre os judeus, como entre outros povos, praticavam-se banhos que simbolizavam purificação.  João Batista traz um elemento novo: exige conversão (Lc 3, 3-14).

·       Jesus disse a Nicodemos: “Em verdade eu te digo, quem não nascer da água e do Espírito Santo não poderá entrar no Reino de Deus.  O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te maravilhes que tenha dito: necessários vos é nascer de novo.”  (Jo 3, 1-5)

·       Leituras  Sugeridas

Significado do Batismo

·    Lc 12, 49-50         Gn 1, 1-2        Lc 3, 3-14      Jo 3, 1-5

¨    Reflexões

1.   Qual é o  significado do Batismo?

2.   Por que o Batismo é o Sacramento mais necessário do cristão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!