5.2.1 CRISMA – A FORÇA DE DEUS AGINDO EM NÓS

·       A Crisma é a força de Deus. Nós só conseguimos viver porque Deus nos dá essa força. Essa força de Deus é o Espírito Santo agindo em nós. Na Igreja, a experiência de nossa vida é celebrada no sacramento da Crisma. A Crisma é o sacramento do cristão que está amadurecendo na fé.

·       Este é um dos sacramentos que oferece maiores oportunidades para a evangelização dos jovens, pois é a “confirmação” que confirma o resultado de uma opção consciente do jovem cristão, em função daquilo que ele recebeu no seu batismo, onde foi introduzido na comunidade cristã. Pelo Batismo recebemos o Espírito Santo e nos tornamos filhos de DEUS.

·       Do latim confirmare, confirmação tem o sentido de consolidar, firmar o cristão na fé. É o gesto de receber a Crisma, pois todo jovem cristão deve assumir seu compromisso na comunidade.

·       Algumas ponderações podem ser feitas em relação ao Sacramento da Crisma:

4  Não preciso ser confirmado, porque já sou cristão, fui batizado;

4  Tenho o Espírito Santo, que recebi no Batismo, minha salvação está garantida;

4  Vou receber o Sacramento da Crisma, porque é um sacramento a mais ao qual eu tenho direito;

4  Meus pais querem que eu seja crismada, vou satisfazê-los.

·       "Pelo Sacramento da Crisma aqueles que renasceram pelo Batismo recebem o dom do Espírito Santo, são enriquecidos por ele com uma força especial, marcados por esse sacramento ficam mais perfeitamente unidos à Igreja e mais estreitamente obrigados a espalhar e defender a fé por palavras e atos como verdadeiras testemunhas de Cristo"

·       Jesus Cristo ao instituir cada sacramento previu que iríamos precisar de graças especiais, conforme as circunstâncias, que apareciam em nossa peregrinação neste mundo.

·       Pela graça da Crisma, o Espírito Santo nos revela os caminhos a seguir e nos inspira em nossa missão, a fim de colaborarmos na obra da salvação de todos os homens.

·      No Velho Testamento, em Isaias lê-se: “Repousará sobre ele o espírito do Senhor, espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e temor do Senhor “(Is 11,2). Ou ainda, “O Espírito do Senhor Deus repousa sobre mim, porque ele me ungiu. “(Is 61, 1a).

·       "Eu coloquei você como luz para as nações, para que leve a salvação até aos extremos da terra"(cf. At 13,47).


·       A Crisma não pode ser decisão dos outros, não basta os pais desejarem, pois é o Espírito Santo que se manifesta e escolhe as pessoas para concretizar o plano de Deus. Dirigi-se e as orienta no seu comportamento, inspirando-as no seu agir, portanto tem de ser o nosso "sim" consciente, um "sim" que é dado pelo amor a Deus e confiança, que nele depositamos, a exemplo do "sim" que foi dado por Maria Santíssima. "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra"(cf. Lc 1,38).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!