46 – O PAI-NOSSO

 

 

“Com a oração do ‘Pai nosso’, Jesus não queria nos ensinar uma reza, mas um modelo (esboço) de oração. Perceba que jamais se vê na Bíblia um discípulo ou qualquer outra pessoa fazendo uso da oração do Pai nosso”                                                                              (pág. 57)

       

Certamente a oração do Pai Nosso “é o Modelo de nossa oração” (Catecismo da Igreja Católica, §2765). Nenhum discípulo ou qualquer outra pessoa é visto fazendo uso desta oração na Bíblia, pois ficaria muito trabalhoso para o escritor bíblico dizer o conteúdo de todas as orações feitas naquela época. Por isso muitas vezes está escrito: “Eram perseverantes nas orações” (At 2,42), não precisava descrever quais eram elas. No entanto, o costume de rezar o Pai Nosso ou outras orações é um costume do início da Igreja. Existe um livrinho chamado “Didaqué, a Instrução dos Doze Apóstolos” que é um documento muito antigo, escrito na mesma época dos Evangelhos. Ele fala de como viviam as primeiras comunidades cristãs. E neste livrinho está escrito assim: “Não rezem como os hipócritas, mas como o Senhor ordenou no seu Evangelho. Rezem assim: Pai nosso que estás no céu… Rezem assim três vezes por dia” (VIII,2-3). No “Catecismo de Lutero”, o primeiro protestante ensinou “como o chefe de família deve ensinar com toda a simplicidade da sua casa” a oração do Pai Nosso. Apesar de ser um Modelo, não nos é proibido recitar essas belas palavras bíblicas assim quando desejarmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!